Reunião com Secretario Estado da Mobilidade

COMUNICADO                              

Realizou-se ontem, 06/07/ 2022 uma reunião com a ANM-TVDE e o Sr. º Secretário de Estado da Mobilidade Urbana.       


Tendo estado presentes, por parte do Ministério o Srº Secretário de Estado, Professor Dr. Jorge Moreno Delgado, pela parte jurídica o Dr. João Oliveira e técnica especialista Dra. Olinda Pereira.

 

Pela Associação Nacional Movimento TVDE, tiveram presentes o Srº Presidente, Marco Pires e vice-presidentes Bruno Trindade e Rodrigo Loureiro.

Representando a Assembleia Geral da associação, Srº Presidente, Vítor Soares e secretário Silvia Ramires.

Onde foi apresentada uma carta aberta, como também uma proposta de alteração, de alguns pontos dos artigos da atual lei 45/2018.

O Srº Secretário Estado, Prof. Dr. Jorge Moreno Delgado, ficou sensibilizado para os pontos apresentados tendo o compromisso de uma análise profunda dos mesmos.

Foi definido entre as partes, um canal direto de diálogo com a ANM-TVDE, para uma análise detalhada numa futura reunião da Alteração da Lei 45/2018, como dos pontos apresentados pela Associação Nacional Movimento TVDE.

Carta Aberta


 

 

  

                  Lisboa, 06 Julho de 2022

                                                           Direção Associação Nacional Movimento TVDE

 

 

 

Para:  Secretário de Estado da Mobilidade Urbana

             Professor Dr. Jorge Delgado

 

 

Assunto: Carta Aberta, propostas com fim de melhorar o sector de atividade TVDE

 

 

Após 4 anos de funcionamento ao abrigo da Lei 45/2018, foi possível reunir algumas situações que necessitam de melhoria urgente no sector TVDE que passamos a apresentar de seguida :

 

·       Sendo um serviço privado de transporte publico de passageiros qual o motivo da não existência de apoio nos combustíveis, vimos solicitar linha de apoio direta, tal como outros sectores de transportes públicos,

 

·       Circulação na via do BUS,  autorização para circulação nas  vias destinadas aos transportes públicos de forma a encurtar significativamente o tempo de viagem, prestando melhor serviço, disponibilizando mais carros para viagens e de forma significativa reduzir as emissões de CO2.

 

·       Rever com urgência situação nos Aeroportos, situação caótica no Aeroporto de Lisboa, primeira impressão de que nos visita não é de todo favorável, chegam a estar horas a espera de uma viatura, face ao aumento exponencial dos visitantes a falta de informação aos clientes, indicações de localização de recolha, e dimensão do parque, o serviço fica muito a quem do desejado.

 

·       Passagem dos carros de sete anos de utilização para dez anos, face ao aumento significativo dos custo inerentes as operações solicitamos esta alteração de forma a minimizar o aumento brutal dos custos.

 

FORO

 

Sucede que, a Lei nº 45/2018, por omissão, permite que operadores de plataformas electrónicas fixem, nos contratos de adesão, para a resolução de litígios entre operadores de plataformas e operador de TVDE/motoristas tribunais de outos países, por não conterem uma norma nos seguintes termos que estabelecesse que:

 

“1. As relações entre operadores de plataformas electrónicas com os operadores de TVDE e/ou motoristas de TVDE em território nacional rege-se pelo direito português aplicável.


2. Qualquer litígio emergente sobre a interpretação ou execução dos contratos celebrados entre operadores de plataformas electrónicas e operadores de TVDE e/ou motoristas de TVDE, será submetido ao foro do Tribunal Judicial da Comarca da sede da operadora de TVDE”.

 

Desse modo ficava resolvida a tentativa de algumas operadoras de plataformas electrónicas de imporem sansões ou mesmo rescisões contratuais sem qualquer justificação a operadores de TVDE e/ou a motoristas de TVDE e saberem que não è viável economicamente a estes suportarem os custos para demandarem na Holanda a empresa de plataforma electrónicas de TVDE.

 

Por outro lado, impõe-se acrescentar no n.o 2 do art. 25o da Lei n.o 45/2018 a sansão que desmotive as plataformas electrónicas de TVDE a rescindirem ou suspenderem contas de operadores de TVDE sem justa causa.

Ficando desde já a disposição para qualquer esclarecimento adicional e sabendo que existem outros pontos a debater agradecemos o tempo e disponibilidade despendidos.

 

 

Com os melhores cumprimentos

 

Direção ANM-TVDE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *